TSE manda reabrir processo de cassação de mandato da prefeita de Altamira.

 

Ileilda Morais da Silva Cutrim (Prefeita)

Após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a prefeita de Altamira do Maranhão, Ileilda Morais da Silva Cutrim, a Ileilda do Queijo, voltou a ficar na mira da Justiça Eleitoral e pode ser cassada.  A prefeita, o vice e mais três pessoas são réus na Ação de Investigação Judicial Eleitoral de processo nº 0600415-95.2020.6.10.0049, que acabou sendo julgado extinto pelo juiz Rômulo Lago e Cruz, titular da 49ª Zona Eleitoral de Vitorino Freire.  

Contudo, após recurso do Partido liberal, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) anulou a sentença de primeiro grau, e mesmo após recurso eleitoral de Ileilda, na tentativa de se salvar da investigação, o TSE manteve a decisão do TRE-MA e ordenou o retorno dos autos para que o juiz desse prosseguimento na apuração.

Diante disso, após sucessivas derrotas da prefeita de Altamira nos Tribunais Superiores, o juízo da 49ª ZE de Vitorino Freire designou uma audiência de instrução de julgamento para amanhã, dia 18 de outubro de 2022, terça-feira, às 14:30h.

Ao final do processo, se ficar provado no processo o abuso de poder econômico e político, bem como a captação ilícita de sufrágio (compra de votos), a prefeita Ileilda do Queijo e seu vice Lola do Queijo terão seus mandatos cassados, podendo ocorrer novas eleições no município, e também ficarem inelegíveis pelo período de oito anos.

Com informações blogdominard.com.br

Operação desarticula grupo que ameaçava alunos do Maranhão pela internet

Operação desarticula grupo que ameaçava alunos do Maranhão pela internet. Na manhã desta quarta-feira (12), as Polícias Civis do Maranhão, G...