QUAL A SUA FREQUÊNCIA SAUDÁVEL?
Manter o bom funcionamento do intestino é fundamental para a saúde e bem estar. E quando o assunto são as idas ao banheiro para o chamado "número dois", surge a pergunta: qual seria a frequência ideal? Segundo Ricardo Barbuti, gastroenterologista do Hospital das Clínicas da FMUSP, isso pode variar de pessoa para pessoa: "Se fala no mínimo em três evacuações completas por semana, ou seja, evacuação satisfatória, embora essa frequência possa variar muito de indivíduo para indivíduo. Não existe uma frequência para todo mundo. Então, um ritmo intestinal adequado é aquele que deixa o paciente satisfeito".
"Quando era criança, a apresentadora Maísa Silva ficou 15 dias sem ir ao banheiro e teve que ir ao médico. A confissão, feita no Twitter, levantou uma discussão sobre a prisão de ventre. Maísa disse que até hoje ainda sofre com o problema. Ela contou, ainda, que desde que virou vegetariana passou a “fazer o número 2” todos os dias."
Alimentação
A dieta tem grande influência na constipação. Muitas proteínas, pouca fibra e baixa ingestão de líquidos formam a fórmula ideal para prender o intestino. Aumentando a quantidade de fibras, em dois ou três dias o intestino deve voltar ao normal.
No caso da Maísa, o que provavelmente aconteceu é que a maior ingestão de legumes, frutas e verduras (que possuem muitas fibras), incentivada pela dieta vegetariana, ajudou seu intestino a funcionar melhor.
Uma das dicas de avó que pode ajudar nesse “trânsito” é o mamão com aveia. A fruta tem enzima papaína, que facilita a digestão. E, se precisa de um resultado melhor ainda, é só juntar com a aveia, rica em fibras.
Fonte: Internet