Professores da Rede Municipal de Lago da Pedra se mobilizam em luta por direitos.

Professores da Rede Municipal de Lago da Pedra se mobilizam em luta por direitos.

                      Imagem: Sinproesemma

O Governo Federal concedeu para este ano um reajuste de 14,95% no Piso Nacional do Magistério. A prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge, acatou a determinação e acrescentou uma pequena margem de 0,05%, ficando estipulado no Município em 15%.

Na tarde da última terça-feira (10), os profissionais da Educação se reuniram na Câmara Municipal para tratar de outras demandas, não cumpridas pela gestora do Município. A reunião foi coordenada pelo professor Valdielson Moura, líder do sindicato (Sinproesemma), polo de Lago da Pedra.

Os professores planejam uma grande mobilização para reivindicar o pagamento do abono correspondente ao rateio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).


Entenda a Lei.

A Lei Federal 14.276, de 2021, que altera a Lei 14.113, de 2020, a qual regulamenta o Fundeb, estipula que no mínimo 70% dos recursos devem ser destinados para a remuneração dos profissionais, como pagamento de abono.

De acordo com o líder sindical, em 2022 o Município recebeu repasses do Fundeb que somados chegam próximos a 62 Milhões.

Ainda de acordo com Valdielcio, até a data da última segunda (9), a gestora ainda não tinha apresentado a prestação de contas referente ao Fundeb ao Conselho Municipal de Educação.

O professor reforça que há absurdos na folha da Educação. Segundo ele ´´existem servidores de outras secretarias que os nomes aparecem na folha da Educação".

Os profissionais saíram da reunião dispostos a lutar pelos direitos.

Informações Blog do Walney Batista

Operação desarticula grupo que ameaçava alunos do Maranhão pela internet

Operação desarticula grupo que ameaçava alunos do Maranhão pela internet. Na manhã desta quarta-feira (12), as Polícias Civis do Maranhão, G...