Professores da Rede Municipal de Lago da Pedra se mobilizam em luta por direitos.
Imagem: Sinproesemma
O Governo Federal concedeu para este ano um reajuste de 14,95% no Piso Nacional do Magistério. A prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge, acatou a determinação e acrescentou uma pequena margem de 0,05%, ficando estipulado no Município em 15%.
Na tarde da última terça-feira (10), os profissionais da Educação se reuniram na Câmara Municipal para tratar de outras demandas, não cumpridas pela gestora do Município. A reunião foi coordenada pelo professor Valdielson Moura, líder do sindicato (Sinproesemma), polo de Lago da Pedra.
Os professores planejam uma grande mobilização para reivindicar o pagamento do abono correspondente ao rateio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).
Entenda a Lei.
A Lei Federal 14.276, de 2021, que altera a Lei 14.113, de 2020, a qual regulamenta o Fundeb, estipula que no mínimo 70% dos recursos devem ser destinados para a remuneração dos profissionais, como pagamento de abono.
De acordo com o líder sindical, em 2022 o Município recebeu repasses do Fundeb que somados chegam próximos a 62 Milhões.
Ainda de acordo com Valdielcio, até a data da última segunda (9), a gestora ainda não tinha apresentado a prestação de contas referente ao Fundeb ao Conselho Municipal de Educação.
O professor reforça que há absurdos na folha da Educação. Segundo ele ´´existem servidores de outras secretarias que os nomes aparecem na folha da Educação".
Os profissionais saíram da reunião dispostos a lutar pelos direitos.
Informações Blog do Walney Batista