Urgente um caso suspeito de Varíola dos macacos em São Luís.
ENTENDA O CASO.
O prefeito de São Luís Eduardo Braide anunciou, na noite desta sexta-feira (5), pelas redes sociais, que um homem de 42 anos deu entrada no Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão I), com suspeita de varíola dos macacos, ele ficará em isolamento e em observação. A qualquer momento teremos mais informações.
Assista o vídeo e entenda o que é a Variola dos macacos.
O que é a varíola dos macacos? É uma zoonose viral, isto é, uma doença infecciosa que passa de animais para humanos, causada pelo vírus de mesmo nome (varíola dos macacos). Este vírus é membro da família de Orthopoxvirus, a mesma do vírus da varíola, doença já erradicada entre os seres humanos.
Onde surgiu a varíola dos macacos?
A varíola dos macacos foi identificada pela primeira vez em 1958 entre macacos de laboratório. O primeiro caso em humanos foi notificado em 1970, na República Democrática do Congo, e desde então a doença tem sido detectada em países nas regiões central e ocidental da África, sendo considerada endêmica lá, ou seja, com incidência relativamente constante ao longo dos anos.
Quais os sintomas da varíola dos macacos?
A doença começa com febre, fadiga, dor de cabeça, dores musculares, ou seja, sintomas inespecíficos e semelhantes a um resfriado ou gripe. Em geral, de a 1 a 5 dias após o início da febre, aparecem as lesões cutâneas (na pele), que são chamadas de exantema ou rash cutâneo (manchas vermelhas). Essas lesões aparecem inicialmente na face, espalhando para outras partes do corpo.
Como é a transmissão da varíola dos macacos?
A varíola dos macacos não se espalha facilmente entre as pessoas —a proximidade é fator necessário para o contágio. Sendo assim, a doença ocorre quando o indivíduo tem contato muito próximo e direto com um animal infectado (acredita-se que os roedores sejam o principal reservatório animal para os humanos) ou com outros indivíduos infectados por meio das secreções das lesões de pele e mucosas ou gotículas do sistema respiratório.
Veja mais em https://www.uol.com.br/vivabem/faq/variola-dos-macacos-sintomas-transmissao-tratamento-e-mais.htm?cmpid=copiaecola
Por Gilson Silva